Com o objetivo de desenvolver e preparar os jovens para o primeiro contato com o mercado de trabalho, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) vem promovendo ciclo de palestras para os jovens dos programas Guarda Mirim e Qualifica Jovem. Segundo a coordenadora de Empregabilidade para Jovens, Isabela Muniz, os jovens também são motivados ao empreendedorismo, com palestras de empreendedores locais que alcançaram sucesso nessa jornada. Os participantes do projeto relatam as experiências positivas que vêm adquirindo durante as palestras.
A jovem Djullye Christine Nunes, 17 anos, é uma delas.
“Está sendo um desenvolvimento interessante, onde estou aprendendo várias coisas novas como, por exemplo, a elaboração de currículo, que eu tinha muita dificuldade. Isabela está ajudando bastante e, também, está me auxiliando na parte do curso técnico de administração para eu conseguir realizar esse curso”, explica.
Para Talita Miranda, também de 17 anos, a visão de futuro se abriu.
“O meu pensamento era ser professora e, agora, já estou pensando em ser assistente social. Eu dei uma pesquisada e, realmente, parece muito com algo que eu planejo para o meu futuro, na missão que eu tenho em mente, que é ajudar as pessoas”.
Davi Cruz, 16 anos, destacou como o ciclo tem colaborado para o seu crescimento.
“Essas palestras estão ensinando como a gente deve se comportar em uma entrevista de emprego, como falar com quem for entrevistar a gente e o nosso comportamento é muito importante”, destaca o jovem.
O ciclo de palestras comportamentais aborda temas importantes, como construção e resgates de sonhos; metas e objetivos; comunicação e apresentação em um processo de seleção de emprego, elaboração de currículo, além de atividades dinâmicas que aproximam os jovens da FMIJ do mundo corporativo.
Voltados para jovens de 14 a 18 incompletos, os ciclos acontecem às quartas, quintas e sextas, de 9h às 11h, e de 14h às 16h. “Nosso objetivo é firmar parceria com empresas privadas de Campos dos Goytacazes para que possamos encaminhar nossos jovens para as vagas disponíveis de Jovem Aprendiz e Estágio, sendo a ponte entre os agentes Integradores, como CIEE, Obra do Salvador, CDL e Sistema S, e os nossos jovens da Fundação”, informa.
Ainda fazem parte da proposta a coordenação Comercial, através de Roberta de Jesus; e Administrativo, por meio de Thalia Gonçalves e Gabriella Pessanha. Com as palestras, os jovens vêm vivendo novas expectativas de futuro, relacionadas à vocação profissional e, consequentemente, ao mercado de trabalho.
O ciclo de palestras contribui para a tomada de decisões e melhor comunicação, como afirmam os jovens Karen Quadras, 15 anos, e Davi Alves, 17 anos. “O ciclo de palestras vem me ajudando a desenvolver pensamentos positivos sobre meu futuro. Eu era muito indecisa e, hoje, eu consigo pensar de forma mais positiva e mais decisiva”, diz Karen.
“O curso me fez pensar coisas que eu talvez nunca pensaria ou só mais para o futuro”.
O adolescente Ramon Coelho, de 15 anos, falou sobre a realização que vem tendo na Guarda Mirim.
“Aqui na Guarda Mirim, eu me sinto muito acolhido para poder realizar esse sonho. Aqui, realmente, é uma maravilha”, diz o jovem, que lamenta a perda de uma pessoa que ele gostaria que pudesse estar acompanhando o caminho que vem percorrendo no programa da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.