Na sessão desta quarta-feira (31), a Câmara de São João da Barra aprovou uma indicação do vereador Júnior Monteiro, sugerindo ao Executivo, a elaboração de um projeto de lei a fim de conceder empréstimo consignado para os servidores efetivos, financiado pelo SJB Previ. “Fiz um levantamento e constatei que o SJB Previ tem hoje quase R$ 200 milhões em conta. Então, se o Executivo enviar um PL desse à Câmara, para emprestar esse dinheiro ao concursado, ele estará ajudando o concursado, com juros menores, e vai estar arrecadando”, explicou.
Três requerimentos à Secretaria de Saúde foram aprovados; começando pela proposta de implantação de um hemocentro (banco de sangue) na sede do município – matéria assinada pelo vereador Analiel Vianna. O outro, feito por Franquis Arêas, solicita a colocação de um aparelho de raio-x na unidade de saúde do Açu. Já a vereadora Sônia Pereira pleiteou o retorno do programa de cirurgia bariátrica e a aquisição de aparelhos de ultrassonografia para atendimento em Atafona, Barcelos e no 5º Distrito.
Já o presidente da Casa, Alan de Grussaí, requereu à Secretaria de Obras, serviços de limpeza das galerias pluviais das principais ruas de Grussaí: Avendida Liberdade, Rua Beira da Lagoa, Marechal Rondon, Afonso Nunes e Avenida Santo Amaro. Elisio Rodrigues, por meio de requerimento verbal, solicitou a elaboração de um Plano Municipal de Habitação, a fim de melhorar a vida das pessoas que atualmente estão no “Aluguel Social”.
Indicações aprovadas: reforma da creche Maria da Conceição dos Santos Campos em Roças Velhas (Elisio); drenagem e calçamento da Rua Benedito Manhães, em Cazumbá (Franquis); construção de um campo de futebol com vestiários e banheiros em Cazumbá (Júnior); colocação de rede de drenagem de águas pluviais e de água potável com mais capacidade de distribuição na Rua Hilda Moreira Gomes, em Cajueiro (Elisio); reforma do calçamento e nivelamento da Rua 11 de Julho, na sede (Analiel) e dragagem e limpeza do Canal de Quitinguta (Chico da Quixaba).