Com objetivo de transformar vidas, oferecendo oportunidade de realizar cursos de qualificação em áreas onde há demanda de emprego e falta de mão-de-obra especializada, será realizado entre os dias 04 e 08 de julho, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro, mais uma edição do Qualifica Campos. Ao todo 12 empresas estarão participando com mais de 200 cursos profissionalizantes, técnicos e de nível superior, com descontos de 30% a 70%.
Os cursos oferecidos são para áreas de grande procura no mercado de trabalho, tornando-os mais acessíveis a quem está em busca de emprego. De terça a sexta-feira, o Qualifica Campos será de 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h. Desde 2021, o Prefeito Wladimir Garotinho vem implementando medidas para aquecer a economia do município, que vem resultando em maior oferta de emprego e a chegada de novas empresas ao município.
Também desde 2021, Campos vem apresentando saldos positivos na geração de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência. Além de retratar o novo momento pelo qual passa o município, que vem reconquistando a confiança de empresários e empreendedores, que estão instalando empreendimentos em Campos, gerando emprego e renda.
A retomada do Qualifica Campos acontece graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Qualificação e Emprego e a Rede Qualifica, formada por empresas voltadas ao treinamento, cursos técnicos e profissionalizantes, com a finalidade de qualificar interessados concedendo descontos para que tenham condições de entrar para o mercado de trabalho.
– Para nós, a retomada do Qualifica Campos é fundamental porque, com frequência, recebemos demandas de empresas parceiras de oferta de trabalho com mão-de-obra especializada e, muitas vezes, não temos como atender por falta de trabalhadores com a qualificação necessária. Durante o evento, estaremos dando oportunidade a quem quer se especializar de, futuramente, conseguir emprego naquelas áreas específicas. Afinal, somos uma secretaria de Qualificação e Emprego – destaca o secretário Robson Barbosa.
O presidente da Rede Qualifica, Juarez Machado, citou alguns cursos que serão oferecidos. “São cursos de soldador e pintura industrial, para as áreas onshore e offshore, como IRATA (curso de acesso por corda), salvatagem, barbeiro, informática, idiomas, técnico de enfermagem, além de gastronomia, maquiagem, entre outros. Esta edição do Qualifica Campos só está sendo possível através da parceria com a Secretaria de Qualificação e Emprego”, informa Juarez, acrescentando que, atualmente, em quase todas as áreas, é fundamental ter conhecimento básico de Informática.
Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (14) com a participação dos secretários de Qualificação, Robson Barbosa; de Comunicação Social, Sérgio Cunha; representantes das empresas e das duas secretarias. Representantes da Rede Qualifica são unânimes em afirmar que, atualmente, Campos possui oferta de emprego para áreas que necessitam de mão-de-obra especializada e, muitas vezes, não é possível atender. “Recentemente, tivemos uma oferta para contratação imediata de vigilantes para eventos, com carteira assinada, e não tivemos candidatos suficientes que tivessem concluído o curso específico, para preenchimento das vagas”, informa a representante da Aforvig, Érika Suhet.
O mesmo acontece nas áreas de solda e pintura industrial, segundo informou o representante da Smart, Márcio Matta. “Só na área de solda, temos cerca de 150 vagas de emprego, mas não temos mão-de-obra para atender toda a demanda. É uma área que possui grande oferta de emprego, principalmente, com o Porto do Açu”. Esta semana, a empresa Andrade Gutierrez divulgou a oferta de 150 vagas para soldadores – TIG/Eletrodo/Arame Tubular – para trabalhar no projeto que a construtora desenvolve no Porto, em São João da Barra.
O secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, ressaltou a importância do evento para o município. “O Qualifica Campos terá todo apoio do governo pela importância da ação que integra empresas, a Secretaria de Qualificação e Emprego em um esforço de oferecer acesso a cursos, em condições especiais, que irão abrir as portas do mercado de trabalho, seguindo o que determina as diretrizes do desenvolvimento social e econômico do prefeito Wladimir Garotinho”, frisa o secretário.
Entre as empresas participantes, estão Aforvig, para treinamento de formação de vigilantes; Best; Campos Solda; Datafox/IBMR; Digitus; GRV (ONG de ambulâncias de resgate voluntário); IPE; IGA; Microlins; Presal; Smart e Task. A novidade desta edição é a participação dos Institutos Sawana e Nélia Almeida Gomes de Oliveira, que assistem pacientes oncológicos. “Durante os cinco dias, estaremos também com corte de cabelo para quem quiser fazer doações. Com o cabelo, preparamos perucas para doar para nossos assistidos”, informa Lena Souza, presidente do Instituto Sawana.