A Câmara de São João da Barra aprovou, na sessão de quarta-feira (28), o projeto de lei 048/2023, que visa criar o Programa de Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, a professores e funcionários da rede pública e privada de ensino de São João da Barra, em consonância com a lei federal nº 13722/2018. O vereador Junior Monteiro é o autor do projeto que, para virar lei, precisa ser sancionado pela prefeita Carla Caputi.
Segundo ele, os cursos de primeiros socorros têm por objetivo, capacitar professores e funcionários para identificar e agir em situações de emergência e urgência médicas até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível. “Com isso, será possível proteger as crianças, do ensino infantil e básico, de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares”, explicou, dando, como exemplo, a manobra de Heimlich, usada em caso de engasgo.
O projeto torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem o corpo docente, no atendimento de primeiros socorros aos estudantes. A capacitação será de responsabilidade dos estabelecimentos, no início de cada ano letivo. O conteúdo dos cursos deverá ser condizente com a natureza e a faixa etária do público atendido nos estabelecimentos de ensino ou de recreação.
Jornalista homenageado – Na mesma sessão, a Casa aprovou o PL 061/2023, de Elisio Rodrigues, que denomina de Jornalista João Zaccaro Noronha, a Rua Projetada Oito, em Chapéu do Sol. João Noronha faleceu em abril deste ano. Radicado há décadas em São João da Barra, trabalhou em vários veículos de comunicação da região e também na Secretaria de Comunicação da Prefeitura. Imortal da Academia Campista de Letras (ACL), é autor dos livros “Uma dama chamada Atafona” e “Atafona: sua história, sua gente”.
São Cristóvão – Outra novidade foi o PL 062/2023, de Julinho Peixoto, também aprovado esta semana. Ele visa incluir no calendário oficial de eventos do município, o Dia de São Cristóvão, a ser realizado no dia 25 de junho.