Para melhorar o acesso das gestantes que fazem parte da Rede Campos de Saúde Pública, além de monitorar todo o serviço no município, começou a funcionar a sala de Monitoramento do Pré-natal. O espaço, que faz parte do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também tem como objetivo reduzir a fila de espera via sistema Sofia.
De acordo com a coordenadora do PAISMCA, Rayssa Gonçalves Machado, o intuito é monitorar o pré-natal das gestantes do município e saber se o serviço está funcionando, visando a diminuição da mortalidade materno/infantil e a dificuldade das pacientes em relação à marcação.
“Essa sala de monitoramento vai estar diretamente ligado ao PAISMCA. Vamos tentar identificar essa gestante que, por alguma razão, não está fazendo o pré-natal e ver os motivos pelos quais ela não está recebendo esse acompanhamento. Para isso, vamos fazer uma busca ativa dessas pacientes”, informou.
A coordenadora explica que o serviço foi dividido e cada enfermeira ficará responsável por sua região de atuação (na região central, outra na Baixada Campista e a última na área de Guarus). Dentre as atribuições estão: tentar diminuir o índice de consulta de pré-natal não realizada; certificar-se da abertura das agendas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), verificando se realmente essas gestantes estão comparecendo às consultas de pré-natal; monitorização e resolução, via Sofia, da fila de espera dessas gestantes; remanejamento dessas pacientes para outras unidades, caso um médico esteja de férias, por exemplo, em determinada UBS e monitorar a vinculação dessa gestante à maternidade.
“Essas enfermeiras estarão diretamente ligadas junto as UBS realizando esse monitoramento e prestando toda essa assistência as gestantes do município. Dessa forma, estaremos assistindo não apenas o pré-natal de risco habitual, que é nas Unidades Básicas de Saúde, mas o pré-natal de alto risco que hoje, em Campos, é feito no CRTM (Centro de Referência e Tratamento à Mulher) e nos Plantadores de Cana”.
A sala de monitoramento funciona na Secretaria de Saúde, na Rua Voluntários da Pátria, 175, Centro, das 8h às 17h. O número de telefone para contato é o (22) 9 8163 0084.