A prefeita Carla Caputi esteve na terça-feira, 25, na localidade de Barra do Jacaré, no quinto distrito de São João da Barra, para a entrega da primeira placa de monitoramento do programa Patrulha Rural – Protetores do Campo, uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar. O programa foi implantado no município em abril e já conta com mais de 100 propriedades cadastradas.
— Essa parceria é muito importante para nossos produtores que agora podem contar com o apoio de uma equipe da Polícia Militar especializada. Não é só proteger as propriedades rurais, é garantir a segurança dessas famílias — destacou a prefeita.
De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Alexandre Cruz, o projeto tem como pilar a proximidade. Um efetivo de 10 policiais militares se revezam no patrulhamento diário das propriedades cadastradas. “Todos os policiais que integram o projeto passaram por um treinamento especializado que visa aproximar a Polícia Militar da comunidade, criando um elo de confiança entre moradores e efetivo”, explicou.
A equipe faz ronda diária nas propriedades. Além disso, todos os cadastrados fazem parte de um grupo no WhatsApp, que pode ser acionado caso necessitem de suporte do efetivo no local.
Os proprietários rurais que ainda não fizeram cadastro podem entrar em contato com o 8º BPM, pelo telefone (22) 2731-0614, fornecer o nome completo, endereço e o contato telefônico para agendamento da visita à propriedade para conclusão do cadastro no programa. “Estou muito satisfeito com esse programa, saber que nossa família está protegida, assim como nossos animais e equipamentos nos deixa mais tranquilos para trabalhar”, contou o agricultor Cristiano da Silva Ramos.
Na entrega da primeira placa, também estiveram presentes o secretário e o subsecretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho e Arthur Miller, o secretário e o subsecretário de Agricultura, Carlos Alberto Sá Viana e Wagner Barros, além das equipes técnicas das secretarias.