O curso de Eletricista de Obras foi concluído na terça-feira, 1°, na Escola Municipal Crhisanto Henrique de Souza, no Açu, quinto distrito de São João da Barra, capacitando 20 sanjoanenses para enfrentar o mercado de trabalho. Iniciado no dia 27 de fevereiro, o curso teve uma carga horária de 300 horas e integra o II Programa de Qualificação Profissional da Gás Natural Açu (GNA) em parceria com a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Firjan/Senai).
O objetivo é promover a aquisição de fundamentos técnicos e científicos e capacidade sociais, organizativas e metodológicas referentes à interpretação de projetos de construção civil e de planejamento e organização do trabalho, a fim de executar serviços em obras.
A subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra, destacou que o eletricista predial é o profissional responsável pelas instalações elétricas das edificações, do início ao fim do processo de uma obra. “E a sua atuação não se restringe apenas às construções, podendo atuar, também, nas manutenções preventiva e corretiva. Ou seja, é uma profissão que sempre é requisitada, pois além das empresas há um mercado atrativo para os autônomos”, completou.
O encerramento contou com a presença do especialista em Recursos Humanos da GNA, Neiber Leite e do gerente do Programa Municipal de Qualificação Profissional, Fernando Maciel. Da Firjan/Senai estiveram o técnico de educação Thiago Amaro da Silva Gomes Viana, o coordenador de educação profissional, Joel Marcelino, e o instrutor Antônio Vitor Nogueira.