Com a participação de 60 jovens de São João da Barra, aconteceu neste sábado, 5, no Centro de Visitantes da Porto do Açu, o encontro inaugural da segunda edição do Juventude Empreendedora. O projeto de capacitação empreendedora oferece conteúdos gerenciais e práticos, construção de rede de relacionamentos, consultoria e mentoria para que jovens de 18 a 29 anos, que passaram por um processo seletivo com mais de 100 inscritos, desenvolvam seus próprios empreendimentos.
O Juventude Empreendedora é uma realização do Porto do Açu, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, Sebrae e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). Secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento pessoal desses jovens.
— É uma oportunidade para esses jovens entenderem que eles podem ganhar o mundo com as suas ideias e se inserirem no mercado de trabalho. Nós estamos aqui para apoiar esse processo, por meio do Departamento de Juventude e Políticas Públicas, do Fala Jovem e com ações que visam capacitar e melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens — ressaltou.
Para Ana Carolina Lopes, 22 anos, que trabalha com cerimonial de eventos, o projeto é uma chance de crescimento profissional. “Empreender não é fácil, são várias etapas. Acredito que a partir desse projeto vou encontrar oportunidade para desenvolver melhor meu trabalho, fazer networking e me destacar na minha área de atuação”, contou.
Gerente de relacionamento com comunidade da Porto do Açu, Wanderson Sousa comentou sobre o projeto. “Essa é uma oportunidade para esses jovens receberem informações que possam alavancar seus negócios. Tudo foi pensando na forma como eles pensam e se expressam para o mundo”.
Também participaram da aula inaugural a coordenadora de projetos sociais do Cieds, Sthefany Castro, o analista do Sebrae, Fabrinio Gioffi Luiz, o fundador da ONG NBR, Lebron Victor, o coordenador do Departamento de Juventude e Políticas Públicas de São João da Barra, Diogo Pessanha, o responsável pelo Balcão de Oportunidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gustavo Meireles, e o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Leonardo Pessanha.
Juventude Empreendedora — A capacitação tem duração prevista de quatro meses, com atividades em modelo híbrido, formações on-line e eventos de integração e avaliação de forma presencial, em São João da Barra.
Ao final, os empreendedores terão a oportunidade de expor suas iniciativas na Feira de Negócios do projeto, concorrer a premiações e ingressar na rede do Juventude Empreendedora, com formação continuada e networking com outros empreendedores do estado do Rio de Janeiro.