Nesta segunda-feira (07/07), a prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial um decreto que proibiu o uso de aparelhos celulares durante as aulas da rede municipal. A decisão diz que além do celular, dispositivos tecnológicos também ficam proibidos, como tablets. O uso não é mais permitido dentro das salas de aula e também fora delas, caso haja trabalhos individuais ou em um grupo em andamento.
Por outro lado, o texto explica que os estudantes poderão usar o celular se o professor permitir, para fins pedagógicos.
“Os aparelhos tecnológicos, quando utilizados em sala de aula, devem ser considerados ferramentas de aprendizagem e não devem ser motivo de distração ou interrupção do processo educacional“, diz o texto.
O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, publicou um vídeo comentando o decreto: “a gente vive uma epidemia de distrações”.
O decreto destaca ainda que alunos com deficiência ou problemas de saúde que precisem dos dispositivos tecnológicos para monitoramento ou auxílio poderão utilizar sem restrições.
Além disso, quando o uso for permitido, os celulares devem ser mantidos no modo silencioso.