Secretaria de Qualificação e Emprego encaminha centenas de pessoas para empregos

Campos dos Goytacazes

A política pública de parcerias que a Prefeitura de Campos vem implementando na atual gestão tem proporcionado benefícios para a população em diversas áreas. Na área da empregabilidade, por exemplo, as parcerias firmadas com empresas por meio da Secretaria de Qualificação e Emprego tem proporcionado oportunidade de emprego para centenas de pessoas que buscam oportunidade, seja para qualificação profissional, seja para a inserção no mercado de trabalho. 

Diariamente, a Secretaria atende trabalhadores e trabalhadoras em busca de oportunidade e os resultados são positivos, haja vista o posicionamento de Campos em 6º lugar no ranking estadual do emprego e primeiro nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.

O Secretário da pasta, Robson Barbosa, destaca que a Secretaria faz trabalho permanente de busca de empresas parcerias para fomentar a empregabilidade no município.

“Campos é uma cidade polo na região e, por isso mesmo, é a que registra o maior número de demandas sociais e uma delas, que é primordial para o equilíbrio social, é a empregabilidade. Afinal, o emprego é sinônimo de dignidade para a pessoa arrimo de família, que é responsável por ter os recursos para a manutenção dos alimentos e das contas que vencem todo mês. O Prefeito Wladimir sempre lembra que o propósito maior da atual gestão é cuidar das pessoas e essa premissa tem tudo a ver com o foco da equipe da Secretaria e, por isso, temos trabalhado incansavelmente na busca de empresas para firmar parcerias que resulte na liberação de vagas para qualificar e para empregar”.

TRABALHADORES OPINAM SOBRE APOIO DA SECRETARIA

Foto: César Ferreira

Trabalhadores que recebem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Qualificação e Emprego opinam sobre a importância dos serviços ofertados pela secretaria. O ajudante de obras, Dejezir Alves é um dos trabalhadores que aprovam as ações da Secretaria e justifica:

Foto: Jualmir Delfino / Divulgação

“Estou desempregado, embora tenha experiência com obras. Já trabalhei na Odebrecht e outras empresas. Eu havia deixado meu currículo no Espaço da Oportunidade, aqui na Secretaria, e agora fui chamado para entrevista. Tenho confiança que vou passar na entrevista, porque qualquer pergunta sobre o trabalho de ajudante de obras eu vou responder certo, porque estou acostumado a trabalhar há alguns anos na construção civil”, declarou Dejezir Alves.

Wilson Luciano de Oliveira relata que tem experiência como ajudante de cozinha e apontador de campo, mas ficou desempregado no auge da pandemia da Covid-19 e vinha encontrando dificuldades para ser reinserido no mercado.

Foto: Jualmir Delfino / Divulgação

“Eu vim da Baixada Fluminense muito jovem, em busca de oportunidades no Porto. Consegui moradia na Praia do Açu, mas na época não consegui emprego. Consegui em Campos entrar no Programa Pró Jovem e me formei em ajudande de cozinha e consegui trabalho durante muitos anos na profissão. Felizmente essa iniciativa da Prefeitura de Campos, de buscar as empresas e fazer pelos trabalhadores desempregados, faz a diferença”, declarou Wilson Luciano.

Vitor Paixão Soares não esconde a oportunidade proporcionada pela Secretaria para ser novamente inserido no mercado de trabalho. Ele diz que tem vários cursos e já atuou em diversas áreas.

Foto: Jualmir Delfino / Divulgação

“Vim com confiança que tudo daria certo, porque precisava mesmo trabalhar. O diretor da empresa foi bacana. Ele examinou meu currículo, me entrevistou e viu verdade e qualidade profissional em mim. E, ainda, me deu a chance de tomar a vacina contra a febre amarela, que estava em falta no meu cartão e voltar, me apresentar para ser contratado”, ressaltou Vitor Paixão, que se colocou à disposição para trabalhar como pedreiro profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *