Desenvolvimento Econômico e Sebrae promovem oficina para microempreendedores

Campos dos Goytacazes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Norte Fluminense, promoveu, nesta segunda-feira (11), o curso “Oficina Fluxo de Caixa”, voltado principalmente para o Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo da secretaria é promover uma série cursos que auxiliem os MEIs a aprimorarem suas técnicas para melhor competirem no mercado, aumentarem o fluxo de vendas, oferecerem bens ou serviços e um atendimento com mais qualidade, de forma a obterem cada vez mais lucro.

A consultora do Sebrae, Ana Paula Caputo, ministrou o curso, disponibilizado gratuitamente.

 “A oficina trata especificamente Caixa e Fluxo de Caixa, com a apresentação e aplicação de ferramentas para o controle financeiro da empresa, o cuidado com as despesas e o planejamento das finanças, entre outras. Faço diagnósticos de empresas e percebemos e que muitos têm problemas com uma gestão financeira aprimorada. O Microempreendedor Individual, então, geralmente trabalha sozinho ou com mais uma pessoa e fica muito focado em criar e vender. Para ele, é fundamental entender a lógica do Caixa e do Fluxo de Caixa, a importância de gestão financeira para o negócio ter sucesso”, detalhou a consultora.

Parte da oficina foi dividir a turma em grupos para exercícios. 

No grupo de Luiz Fernando Manhães, Flávia Oliveira Maciel e Thaiane Bartoque todos destacaram a necessidade de conhecer as ferramentas citadas pela consultora.

“A gente abre a empresa, cria produtos, desenvolve boas ideias, mas faltam as técnicas para gerenciar essa parte financeira. O curso está sendo excelente e espero que tenham outras oficinas dessa parte de gestão financeira”, disse Luiz Fernando, que tem uma empresa de bordados. Flávia, que trabalho com doces e salgados para festa e bolos no pote, entre outros, complementou. “Essa questão de controle e fluxo de caixa é um problema sério. Aproveitei para tirar minhas dúvidas, como por exemplo, a respeito do pro-labore, de como me dar um horário de trabalho e tirar um salário fixo para mim. Muito boa a oficina”.

E Thaiane, que administra o próprio negócio de marmitas saudáveis, contou que o grupo quer participar dos próximos cursos. “Amei. Aprendi sobre ferramentas e técnicas que, com certeza, preciso aplicar no meu dia a dia de trabalho. Agora, estamos aguardando para nos inscrever para as próximas oficinas e aprender mais e poder melhorar ainda mais essa parte financeira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *