Em Macaé, ‘Conexões para Inovação’ debate ações para fomentar ecossistema empresarial na região

geral

Com o anúncio de um convênio entre a Prefeitura de Macaé e o CRIOS/UFRJ para o lançamento do Inova+ Macaé, política pública para formação do ecossistema de inovação no município, ocorreu em 5/9 a segunda edição do “Conexões para Inovação”. Promoção da Firjan Norte Fluminense e Porto do Açu, o encontro ocorreu no auditório da Firjan SENAI e reuniu representantes da academia, poder público, startups, empresas e instituições para debater ações e aproximar cada vez mais o empresário macaense de um ambiente inovador de negócios.

José Walmir, da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, destacou que a federação criou um Grupo de Trabalho de Inovação para aproveitar a ambiência existente na região e fortalecer a inovação para além do mercado de óleo e gás. Já Wanderson Primo, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu e conselheiro da Firjan Norte Fluminense, ressaltou a importância de conectar as empresas e startups, confirmando o potencial inovador da região.

O debate “Como impulsionar o ecossistema de inovação de Macaé” reuniu a chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Mariana Previtali; professor Allan Cormack, diretor do Inova UFRJ; Camillo Torquato, sócio fundador da T&D Sustentável; Fredjoger Mendes, gerente de operações da Vallourec; Giovanna Carneiro, pesquisadora da SLB (Schlumberger); e Glauco Nader, coordenador do Grupo de Trabalho de Inovação da federação. A mediação ficou a cargo do especialista em Inovação da Casa Firjan, Marcos André Farias de Oliveira.

Além de destacar que há em Macaé um ecossistema de inovação em maturação, com a participação de atores de todos os setores, o grupo deu dicas para quem quer inovar ou conectar suas startups com as players do mercado, além de debater a participação do poder público nas ações de fomento. Glauco Nader confirmou que o ecossistema está maturado no município, faltando apenas uma maior integração entre os agentes, tanto da sociedade quanto poder público.

Mariana Previtali adiantou que o convênio entre o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (CRIOS/UFRJ) e a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé estará concluído ainda este ano. Será criado um comitê gestor de Ecossistema de Inovação multidisciplinar e também haverá a elaboração do Marco Legal Inovação para o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *