Uma nova captação de órgãos, a segunda em cinco dias, foi realizada na tarde de terça-feira (12), no Hospital Ferreira Machado (HFM), pela equipe do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ). A família do paciente, um homem de 54 anos, residente no bairro do Caju, autorizou a retirada dos órgãos. Foram captados o fígado, rins e córneas que, de acordo com critérios técnicos e clínicos, beneficiarão cinco receptores cadastrados no PET-RJ.
No último dia 07, os familiares de uma mulher de 59 anos, que morava no Jardim Carioca, próximo à Usina São João, também autorizaram a doação dos órgãos, que resultou na retirada dos rins. Nos dois procedimentos, o PET-RJ foi acionado pela equipe do NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no HFM.
O psicólogo do NF-Transplantes, Luiz Cosmelli, voltou a agradecer às famílias doadoras e às equipes envolvidas no processo. “Agradeço também à mídia campista que, através de sua informação, tem contribuído para o conhecimento e compreensão da sociedade a respeito do processo de doação de órgãos”, disse.