Palestra abre a Primavera dos Museus em São João da Barra

SJB

A palestra “A importância do respeito às diferenças de cada povo”, ministrada pelo indígena Rael Myxio’i Apyawa, abriu a programação da Primavera dos Museus em São João da Barra, nesta segunda-feira, 18, na Estação das Artes Derly Machado. Promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o tradicional evento chega à 17ª edição com o tema: “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A grade preparada pela Secretaria Municipal de Cultura sanjoanense prossegue até o dia 22 de setembro, com a realização de palestras, exibição de filme e encontro de fazedores de Cultura.

Rael Myxio’i Apyawa destacou a oportunidade de falar da população indígena do Brasil. “Todos nós devemos respeitar a diversidade de cada povo. O Brasil é rico de gente, cada um com sua cultura. Todos merecem respeito. Estou honrado de estar aqui falando não só da minha aldeia, mas em nome de toda a população indígena do Brasil”, destacou.

Gerente municipal de Patrimônio e Memória de São João da Barra, André Pinto explicou que São João da Barra teve dois grandes vultos históricos que foram pesquisadores da cultura dos povos originários: o engenheiro João Martins da Silva Coutinho e o antropólogo Luiz de Castro Faria.

— Silva Coutinho defendia os povos Purus, da Amazônia, e Luiz de Castro Faria fez a última grande expedição à Serra do Norte de Mato Grosso para descobrir a isolada etnia do palestrante Rael Apyawa, os Tapirapés. O evento de hoje retoma essa ligação entre os povos, já que o palestrante escolheu nosso município para viver — destacou André Pinto.

Os artefatos indígenas produzidos por Rael Apyawa estão em exposição das 9h às 17h na Estação das Artes Derly Machado. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Ibram, o Sistema Brasileiro de Museus e o Ministério da Cultura.

Confira a programação completa:

– Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto

Dia 19 (terça-feira):

19h – Palestra “Quilombolas de Barrinha, segredos e resistência do antigo sertão sanjoanense”, ministrada pela professora Analice Cardoso, pós-graduada em História Contemporânea e História do Brasil.

– Centro Cultural Narcisa Amália

Dia 20 (quarta-feira):

14h às 17h – Encontro de fazedores de Cultura, conduzido pela professora e animadora cultural Maria Eni Cajueiro.

– Palácio Cultural Carlos Martins

Dia 22 (sexta-feira):

13h – Filme “Quando ousamos existir – Uma história do movimento LGTBI+ brasileiro”;

15h – Palestra “Dicionário Pajubá, a secreta linguagem LGBTQIAPN+”, ministrada pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, projeto de extensão do IFF São João da Barra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *