Estimular a aprendizagem de forma lúdica, com jogos, brincadeiras e criatividade foi o objetivo da Secretaria de Educação de São João da Barra ao promover a Mostra Pedagógica dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, em 24 escolas municipais, entre segunda-feira, 18, e quarta-feira, 20. O evento contou com a presença de familiares, professores e coordenadores.
– A Mostra envolve todas as disciplinas e equipes e é considerado um momento importante do calendário anual, sempre muito aguardada pelos alunos, que são os protagonistas ao apresentarem de forma lúdica o conteúdo trabalhado em sala de aula durante o ano – destacou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
“Estudei bastante na escola e em casa, mas foi divertido demais criar os jogos”, disse Júlia Santos Araújo, 11 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, de Atafona. “Nos dedicamos bastante para que tudo saísse perfeitamente”, acrescentou sua colega de classe Dabylla Rhayra, 9 anos.
A coordenadora do ciclo alfabetizador, Luciana Paula, declarou que a ludicidade e a criatividade são trabalhadas de forma prioritária para estimular ainda mais a participação e a interação entre os alunos, professores, pais e responsáveis.
As escolas municipais que sediaram a Mostra Pedagógica foram:
Dia 18
Manoel Ducas Brito (Caetá), Maria Viana de Abreu (Vila Abreu), Ângelo Antônio Mendonça (Concha), João da Silva Ribeiro (Palacete), Luiz Délio Mendonça (Cazumbá), Manoel de Souza Gomes (Coruja), João Flávio Batista (Cajueiro) e Belmiro Ribeiro Alves (Perigoso).
Dia 19
Educandário Santa Cecília (Sede), Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira (Sede), Cmea I (Mato Escuro), João Batista Alves (Amparo), Francisco Alves Toledo (Água Preta), Guilhermina Mendonça (Bajuru), Manoel Gracy Mendonça (Azeitona), Manoel Nunes Barreto (Capela de São Pedro) e Elysio de Magalhães (Barcelos)
Dia 20
Cmea II (Grussaí), Creche Escola José Evanir Gaia (Grussaí), escolas municipais Amaro de Souza Paes (Grussaí), Manoel Alves Rangel (Quixaba), Manoel Luiz Nogueira (Quixaba), Chrisanto Henrique de Souza (Açu) e Amália Soares de Almeida (Atafona)