O Dia do Empreendedor, comemorado nesta quinta-feira (05), será marcado em Campos com ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, próximo à Caixa Econômica Federal, das 9h às 16h. No Brasil, o número de novos cadastros de Microempreendedor Individual (MEIs) vem se destacando, principalmente, com os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19.
Uma pesquisa recente, divulgada pelo IBGE, apontou um crescimento de 17,9% no número de MEIs em 2021, dois milhões a mais se comparado a 2020. Essa é a primeira vez que o instituto divulga indicadores sobre o tema. Em Campos, o número de MEIs também vem em uma escalada crescente, totalizando atualmente mais de 22,2 mil, sendo um dos municípios com maior número de microempreendedores do estado do Rio.
Na ação desta quinta, serão oferecidos serviços como abertura do cadastro; emissão de boletos e parcelamento de MEI; consulta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), SERASA, Imposto Sobre Serviços (ISS); de processos de alvarás; e, ainda, consulta e simulação de linhas de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam).
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém no mesmo espaço, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, serviços voltados aos MEIs e empreendedores que queiram abrir empresas ou fazer novos investimentos, através das linhas de crédito oferecidas pelo Fundecam, de acordo com a modalidade. “É um momento importante para que os empreendedores que passam pelo Calçadão conheçam um pouco do serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as pessoas interessadas possam se tornar MEIs”, disse o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPs, Felipe Knust.
– É um dia de extrema importância para o Sebrae, o dia que celebramos as micro e pequenas empresas, o dia que valorizamos o empreendedorismo e aqueles que por sua força, vontade, e muita dedicação iniciam suas trajetórias como microempreendedores individuais em busca dos seus sonhos. Esses MEIs que representam em média 70% das atividades empresariais em nossa região, merecem o destaque e protagonismo. Estamos trabalhando forte junto a Secretaria de Desenvolvimento, por meio da Sala do Empreendedor para fortalecer cada vez mais seus negócios, ampliar suas competências de administração e gerar oportunidades para que possam vender seus produtos e serviços com mais qualidade, quantidade e diferenciais. Esse é nosso propósito, essa é a nossa missão – afirma o coordenador regional do Sebrae RJ, Guilherme Reche.