A Prefeitura de São João da Barra vai reforçar o transporte público gratuito municipal nos cinco dias da ExpoBarra, de 11 a 15 de outubro. Não haverá alterações nas linhas convencionais. A novidade fica para o período da noite, no qual a população contará com dois veículos extras saindo de Barcelos, outros dois do Açu, além de carros extras para Atafona e Grussaí. O planejamento logístico — que envolve também pontos de táxi em frente ao Parque de Exposições Manoel Rangel Pessanha e veículos do transporte alternativo — visa adequar a mobilidade urbana para os visitantes aguardados no evento: a previsão é de 150 mil pessoas.
Pelo planejamento para os dias da ExpoBarra, dois ônibus extras vão sair do Açu às 18h30 — um fazendo a linha direto, enquanto o outro passará por Quixaba e demais localidades. De Barcelos, os dois veículos adicionais vão sair às 20h. De Grussaí, dois ônibus sairão às 18h: um fará a linha via praias, passando por Atafona; o outro, via Sesc. Já às 19h30, serão dois ônibus saindo de Grussaí, passando por Atafona, e mais um, que fará a linha via Sesc. Ao fim dos eventos, às 3h, dois ônibus vão atender cada linha.
São João da Barra é um dos poucos municípios do Rio de Janeiro que conta com o transporte municipal gratuito. O programa contempla todos os distritos do município, com a oferta de cerca de 100 mil passagens gratuitas por mês. Em entrevista recente, a prefeita Carla Caputi revelou que a Prefeitura está elaborando um projeto para ampliar o atendimento à população.