Na reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de São João da Barra, realizada nessa quinta-feira, 19, no Auditório Municipal, foi feita uma avaliação do atual cenário no município, classificado como satisfatório. O diagnóstico levou em consideração o resultado positivo de segurança, como o cumprimento das metas e dos índices estabelecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão estadual, e o desempenho do setor durante a realização da ExpoBarra.
O encontro também discutiu a dificuldade de acesso aos números de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar) no município, já que as ligações — sobretudo as realizadas por celular — são atendidas em Campos. Como solução, foi colocado à disposição da população, para que as demandas sejam encaminhadas aos órgão competentes, os canais de comunicação 24 horas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de São João da Barra: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (WhatsApp. Ainda foi informado que, em breve, o 190 da Polícia Militar estará retornando o atendimento direto no município, descentralizando o serviço do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Sobre a intermunicipalidade da violência, foi feita uma avaliação dos dados estatísticos de municípios da região, trazendo a preocupação sobre até que ponto isso pode atingir São João da Barra. Para inibir algum ato ilícito, foram apresentadas ações como a intensificação de fiscalização das embarcações pela Marinha do Brasil, principalmente em dias de eventos e nas imediações do Pontal de Atafona.
Outra questão discutida foi a intermunicipalidade na região do Pontal, após o fechamento da barra e junção com a antiga ilha da Convivência. Sobre esse tema, foi debatido com o Corpo de Bombeiros a implementação de guarda-vidas para o local. Ainda foi ratificada a atuação integrada da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), visando a intensificação do policiamento ostensivo noturno em todo o município, principalmente no quinto distrito e casos relacionados à perturbação do sossego. Ficou acertada ainda a continuação da ação conjunta da Guarda Civil Municipal com a Correição de Animais.
Secretário de Segurança Pública de São João da Barra e presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Anderson Campinho conduziu a reunião. O encontro contou com a presença do subsecretário Arthur Miller, do capitão Wanderson Soares, chefe de planejamento do 8º BPM, do capitão Sérgio Viana, comandante da 5ª Cia de Polícia Militar, do suboficial da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, Michel Fernandes, e do comandante do Destacamento de Bombeiro Militar 3/5 de São João da Barra, tenente Rafael Mesquita.
Também participaram o comandante da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, Rogério Constâncio, o subcomandante, Jonas Figueiredo, o subcoordenador de Defesa Civil, Marcos Sá, o coordenador do Ciosp, Luiz Marcos Teixeira, o conselheiro da OAB/Campos Cristiano Sampaio, além dos presidentes da Associação da Guarda Municipal de São João da Barra, Tales de Azevedo, e do Conselho Comunitário de Segurança, Luiz Rocha.