Na próxima sexta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Educação promove a quinta edição do Festival da Canção da Educação de Jovens e Adultos (FestEJA), que acontece no Centro Cultural Narcisa Amália a partir das 18h. Participam 150 alunos do segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com sete paródias inscritas pelo primeiro segmento e oito canções autorais do segundo segmento. O tema do evento este ano é “O sujeito da EJA”. O evento é aberto ao público.
Haverá premiação para os escolhidos pela comissão julgadora, com troféus para os três primeiros colocados de cada segmento e visita cultural à cidade do Rio de Janeiro para os dois primeiros colocados de cada segmento. “A rede municipal de ensino realiza um grande trabalho de incentivo ao retorno à sala de aula para os sanjoanenses que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na infância e adolescência e, além disso, investe em eventos como o FestEJA, que contribui para a motivação dos alunos e para que explorem sua criatividade e talento artístico”, destaca a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
O FestEJA foi fundado em 2017 por Joyce Sena, coordenadora pedagógica da EJA, e por Luciana Paula. O evento não foi realizado por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021, por causa das medidas de isolamento social durante a pandemia da Covid 19. Retornou no ano passado, voltando a integrar o calendário de eventos da rede municipal de ensino de São João da Barra.
O evento, explica Joyce Sena, tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de mostrar seu talento na área musical com a apresentação de paródias e canções autorais dentro do tema proposto. “Estamos mais uma vez felizes com a realização do FestEJA, que cresce a cada ano. A EJA está nos seis distritos e pessoas de todo o município estarão presentes no Centro Cultural para assistir ao evento”, disse a coordenadora.