A paródia “Todavia continuarei”, dos alunos do Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira, e a canção “Palcos da Vida, dos alunos da Escola Municipal Dionélia Gonçalves dos Santos, foram os grandes vencedores da quinta edição do Festival da Canção da Educação de Jovens e Adultos (FestEJA) de São João da Barra, realizado na noite de sexta-feira, no Centro Cultural Narcisa Amália. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de 150 alunos e teve como tema este ano “O sujeito da EJA”.
Foram sete paródias inscritas pelo primeiro segmento e oito canções autorais do segundo segmento. Os três primeiros colocados de cada segmento ganharam troféus e os dois primeiros colocados farão uma visita cultural à cidade do Rio de Janeiro. Também receberam troféus os alunos premiados como melhor intérprete e melhor arranjo.
Campeão da categoria canções autorais, da Escola Municipal Dionélia Gonçalves dos Santos, Heitor Barreto ressaltou a importância do evento para proporcionar novas oportunidades. “O FestEJA possibilita que seja revelado um talento oculto e impulsiona aqueles que pararam de estudar, nos mostrando a chance de abrir novas portas”. O FestEJA também foi aplaudido por Maria José Machado, a Vovó Zezé, da Escola Municipal Amaro de Souza Paes. “Neste evento temos a oportunidade de mostrar o belo trabalho que a Secretaria de Educação e a coordenação vêm fazendo junto das escolas da EJA, nos dando a oportunidade de voltar à sala de aula”.
A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, destacou o trabalho realizado de incentivo ao retorno na sala de aula para os sanjoanenses que não frequentaram a escola na infância e na juventude e a importância de iniciativas como o FestEJA para revelar talentos e, sobretudo, motivar os alunos da EJA. “Além do conhecimento que adquirem, da oportunidade de concluir os segmentos do ensino fundamental, eles são motivados a mostrarem sua criatividade e seu talento artístico”, disse a secretária. “Ficamos com uma agradável sensação de momentos bem vividos, de trocas afetivas e muita energia para seguir em frente”, acrescentou a coordenadora da EJA, Joyce Sena.
Confira a premiação:
Paródias:
1° lugar: “Todavia continuarei”, do Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira
2° lugar: “Quem estuda sempre alcança”, da Escola Municipal Maria Viana de Abreu
3° lugar: “Desafios”, da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza
Melhor intérprete: Maria Dolores Ledesma, do Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira
Canções autorais:
1° lugar: “Palcos da Vida”, da Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves dos Santos
2° lugar: “Quem sou eu”, da Escola Municipal Amaro de Souza Paes
3° lugar: “Meu tempo de conquista”, da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa
Melhor arranjo: Misael Viana, da Escola Municipal Elysio de Magalhães
Melhor intérprete: Heitor Barreto e Cristian Pontes, da Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves dos Santos