A Conferência Estadual de Educação, que vai definir as pautas das 92 cidades fluminenses para a elaboração do Plano Nacional de Educação, será realizada nos dias 18, 19 e 25 deste mês. O subsecretário municipal de Educação, Cláudio Andrade, e a coordenadora de Estatística Educacional, Cristiane Rosário, presidente e integrante do Fórum Municipal de Educação, representam São João da Barra no evento. Eles foram eleitos delegados na Conferência Intermunicipal de Educação, feita por videoconferência no dia 31 de outubro.
A etapa intermunicipal contou com as participações, além de São João da Barra, dos municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana e de representantes da Regional Norte Fluminense I, Fórum Estadual de Educação e movimentos sociais, com apoio do Sindicato dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ). A etapa estadual acontece por videoconferência nos dias 18 e 19 e presencialmente, na cidade do Rio, no dia 25.
— É muito importante a participação ativa da educação pública municipal em cada etapa da construção do Plano Nacional de Educação, que será com certeza um marco no avanço da qualidade do ensino em todo o país. Nossa representação demonstra o comprometimento de São João da Barra neste debate que envolve toda a rede pública brasileira – destaca a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
O Plano Nacional de Educação, com vigência de 2024 a 2034, será debatido e aprovado na Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento acontece no início do ano que vem em Brasília, em data ainda a ser definida, e tem como tema “Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.