Depois de duas noites de eliminatórias da 35ª edição do Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), na última sexta, 24, e sábado, 25, foram definidas as músicas que participam da grande final neste domingo. As dez finalistas se juntam à vencedora do Festival Amador de Música Estudantil (Fame) que teve uma vaga direta na final.
Com premiação de R$ 21 mil, o Fescan atraiu 24 inscrições de sete estados brasileiros e o nível elevado dos participantes chamou a atenção do corpo de jurados e do público presente no centro histórico da cidade. A final acontece às 19h30 e terá encerramento com o show de Flávio Venturini.
Do Fame veio a primeira música finalista Respeita as minhas cinza, com autoria e interpretação de Ester Malhardes, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Alberto Torres. O corpo de jurados foi formado pelos especialistas musicais Beth Rocha, Vinícius Martins e Thomas Saboga que, em suas avaliações, classificaram para a final as canções Namastê, Licença poética, Chão, As estrelas de dentro, Liberdade de retina, Água Vermelha, Hijab e Hipá, Partido Alto, Florescer e Nós dois.
Para Gil Miranda, secretário de Cultura, o festival a cada ano está elevando o nível musical e atraindo profissionais da música de diversos lugares do país. “É gratificante ver o Fescan oportunizando aos músicos locais e também se abrindo para o Brasil”, comemora.
Veja a ordem de apresentação na final:
1. Respeita as minhas cinzas
2. Água vermelha
3. Nós dois
4. Namastê
5. As estrelas de dentro
6. Partido Alto
7. Liberdade de retina
8. Florescer
9. Hijab e Kipá
10. Licença poética
11. Chão