Alunos e alunas do segundo segmento do ensino fundamental de 11 escolas da rede municipal participaram neste sábado, 25, dos Jogos Estudantis de São João da Barra, evento que teve a participação de 110 meninos e 80 meninas na modalidade futsal e 36 meninos e 32 meninas na corrida de 100 metros. Os Jogos, organizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado no Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea) I de Mato Escuro. Foram entregues 100 premiações (oito troféus e 92 medalhas), tanto coletivas quanto individuais, incluindo professores de Educação Física que ajudaram na realização do evento.
Durante toda a manhã e parte do período da tarde o evento contou com 12 partidas de futsal masculino e oito do feminino e sete etapas da corrida masculina e sete da feminina. Os Jogos Estudantis são resultado da primeira etapa promovida pela Semed, que foram os Jogos Interclasses, realizados no primeiro semestre deste ano, chegando agora aos Jogos Interescolares.
Uma experiência que foi inesquecível para Luiz Fernando Santos, 14 anos, aluno da Escola Municipal Amaro de Souza Paes. Ele participou pela primeira vez e atuou como goleiro no futsal. “Independente de conquistar ou não uma premiação, estar nos Jogos Estudantis já vale a pena e estou muito feliz em participar”, comemoro o aluno, que mora no bairro Telê Santana, em Grussaí. Larissa Gonçalves, 16 anos, aluna do Cmea I, atuou na defesa nas partidas de futsal. “Jogar para mim é diversão. Estou gostando bastante e independente do resultado com certeza estarei nos próximos jogos”, prometeu.
A participação na corrida também empolgou Pâmela Menezes, 14 anos, aluna do Cmea I e moradora de Sabonete. “Eu nunca tinha corrido e nem estava com muita expectativa”, admitiu, ao receber com surpresa a notícia de que tinha conquistado o segundo lugar. A estreia positiva é um incentivo para continuar correndo e participando de competições, diferente de Jéssica Salles, 14 anos, aluna da Escola Municipal Luiz Délio Mendonça e moradora de Campo de Areia. Ela também obteve boa classificação, mas ainda não decidiu se vai continuar competindo. “Por enquanto estou aproveitando esse momento de satisfação de estarmos todos juntos, de confraternização com todos os alunos juntos. Para mim o mais importante está sendo a diversão”, definiu.
Para a secretária municipal de Educação, Angélica, Rodrigues, eventos como os Jogos Estudantis são importantes para os alunos em vários aspectos, incentivando a socialização e o fortalecimento do vínculo entre toda a rede. “A prática esportiva oferece uma grande oportunidade para o desenvolvimento de várias habilidades que podem ser aplicadas de em sala de aula. Além do incontestável benefício para a saúde do aluno, a atividade física é fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes, proporcionando benefícios como o aumento da capacidade cognitiva, e é também essencial no ensinamento de lições sobre disciplina, respeito, cooperação e empatia”, enumerou a secretária.
O coordenador pedagógico de Educação Física da Semed, Bruno Menezes, festejou o sucesso do evento deste sábado. “Os Jogos Estudantis materializam o sucesso da rede municipal em sua proposta de formar um cidadão pleno. Todos que presenciaram os jogos viram equipes oponentes que se respeitaram, interagiram, trocaram experiências e se divertiram. Evoluímos enquanto sociedade no momento quando o respeito fala mais alto que o conquistar. Foi lindo ver crianças sendo crianças, se divertindo e brincando”, definiu o coordenador, assegurando que todos saíram com o sentimento de “quero mais” e prometendo que serão atendidos com mais uma edição dos Jogos Estudantis.