O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo realizou nesta segunda-feira, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma panfletagem nas unidades de saúde da sede visando a conscientização sobre os males do tabaco. A campanha deste ano teve como tema: “Cuidados paliativos: o que você pensa que sabe pode não ser verdade”.
A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e visa desmistificar preconceitos contra prática essencial à qualidade de vida de pacientes desconstruindo a ideia de que os cuidados paliativos representam desistência de tratamento e certeza de morte.
“A OMS passou a recomendar desde ano passado a integração desses cuidados, para melhorar a qualidade de vida e a sobrevida com intenção de aliviar o sofrimento e controlar em diversas fases da doença, acolhimento ao paciente e suas famílias”, destacou a coordenadora do programa, Edilamar Freitas.
De acordo com o Inca, são esperados 704 mil casos de câncer no Brasil para o triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste,que concentram cerca de 70% das incidências.