A juíza Caroline Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, decretou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de veículos que estejam em nome da ex-governadora Rosinha Garotinho, de 5 consultores e de 11 administradores da PreviCampos, a previdência dos servidores do município do Norte Fluminense. O valor do bloqueio é de R$ 383,4 milhões.
Nesta terça-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rebote, que cumpriu 18 mandados de busca, sendo 12 deles em endereços em Campos dos Goitacazes, dois no Rio, três em Santos, no litoral de São Paulo e um na capital paulista
Dois dos endereços das buscas estão relacionados à ex-governadora Rosinha Garotinho: a casa onde mora em Campos e um apartamento no bairro do Flamengo.
Os alvos são investigados por:
- Gestão fraudulenta;
- Peculato;
- Corrupção ativa e passiva;
- Associação criminosa;
- Lavagem de dinheiro.
De acordo com investigação da Delegacia da Policia Federal em Campos, durante o ano de 2016, os gestores do fundo e consultores contratados realizaram investimentos em títulos podres de longo prazo emitidos por empresas de fachada ou sem capacidade econômica de arcar com os pagamentos.
Na ocasião, Rosinha era prefeita de Campos. Ela foi responsável por indicar Nelson Afonso Oliveira à Presidência da PreviCampos.
O fundo tinha, na ocasião, o capital era da ordem de R$ 1 bilhão.