Vigilância em Saúde alerta para possibilidade de epidemia de dengue em Campos em 2024

Campos dos Goytacazes

De janeiro a 27 de novembro deste ano, Campos registrou 3.020 casos de dengue. O aumento do número de casos da doença e a possibilidade da chegada do sorotipo 3 do vírus à região são fatores preocupantes neste período que antecede o verão, época de maior proliferação dos mosquitos Aedes aegypti.  O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, alertou para o risco de uma epidemia da doença em 2024.”Em 2024 se desenha uma preocupante epidemia de dengue em Campos. O sorotipo 2 continua circulando, como temos acompanhado. E ainda tem  o sorotipo 3, que parece já estar entre nós. Se isso for verdade, será um ano muito difícil”, especulou Charbell.Segundo ele, há a observação de crianças positivadas para dengue com aumento der enzimas hepáticas. Essa é uma característica típica do sorotipo 3, que pode levar a quadros de hepatite.O médico pediu ajuda da população na adoção de todos os cuidados possíveis para evitar a proliferação do mosquito. “Para termos um ano de zero caso de dengue, temos que fazer a nossa parte e tomarmos muito cuidado”, orientou Kury. 

CONTROLE E COMBATE AOS VETORES — O trabalho de prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya, feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conta com visitação domiciliar diária e bloqueio aeroespacial com fumacê e bomba costal. Esta última atividade ocorre nos bairros com casos positivos das arboviroses. Há também monitoramento com armadilhas (Ovitrampas) e visita quinzenal aos Pontos Estratégicos (PE) como oficinas, borracharia, ferros-velhos e similares.

O CCZ também intensifica essas ações com mutirões, sempre às sextas-feiras, nos bairros com índice mais alto de infestação do Aedes aegypti. Realiza também trabalho de Educação em Saúde nas escolas, associações de moradores e empresas, além de ações integradas com secretarias e órgãos públicos da municipalidade.

fonte:campos24horas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *