A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu dois eventos simultâneos no Clube Democrata: o III Seminário de Alfabetização, promovido pelas coordenações pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, e a III Mostra Psicopedagógica, da Coordenação de Psicopedagogia. Participaram 250 professores da pré-escola ao quinto ano, envolvendo 12 coordenadores e 40 psicopedagogos na organização.
A programação, realizada na sexta-feira, 1º, contou socialização de práticas pedagógicas, momento cultural e duas palestras: “Neurociência no processo de alfabetização”, com a professora doutora Marta Relvas, e “Método das boquinhas e as adaptações para alunos com transtorno do espectro autista”, com as multiplicadoras do Método das Boquinhas Andréa Vilella e Camille Moura.
O evento também teve apresentação e compartilhamento de práticas de professores da educação infantil, ensino fundamental I, EJA e Acelera, além de aulão de fitdance kids, com a professora da pré-escola Kíssila Thissyana. Foi um dia inteiro de troca de experiências e capacitação, motivando os profissionais da rede municipal neste período de final de ano letivo.
“O seminário e a mostra foram importantes para nós por ser um momento de socialização das práticas e também de aquisição de novos saberes e conhecimentos, influenciando diretamente na nossa prática no dia a dia, trazendo informações para incorporarmos ao nosso trabalho cotidiano que vai nos ajudar a implementar com os alunos e encantá-los”, destacou a professora Emiliana Espírito Santo da Lapa, do pré-escolar II da Escola Municipal Evanir Gaia. “Foi um grande evento, que trouxe uma oportunidade de aprendizagem significativa para os alunos do município”, completou a psicopedagoga Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva, do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II).
Os dois eventos organizaram uma programação única de palestras e diversas atividades, com reflexão do processo educativo e das práticas realizadas nas escolas. “Reunir os professores para compartilhar experiências e aprofundar o conhecimento das práticas desenvolvidas em sala de aula é uma iniciativa fundamental para seguirmos avançando no esforço permanente da unidade do trabalho em equipe e da qualidade da educação pública em nossas unidades escolares, sempre com foco na busca da excelência dos projetos desenvolvidos na rede municipal”, afirmou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.