As alunas do Projeto de Inclusão Digital para a Terceira Idade — desenvolvido pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) — participaram da formatura da oficina “Terceira Idade Conectada” nesta quarta-feira, 13. A cerimônia foi realizada no campus avançado do IFF no município.
As oficinas “Informática na Melhor Idade”, e “Terceira Idade Conectada” foram ministradas pelos bolsistas do projeto Jovens Talentos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com carga horária de 20 horas cada. Durante seis meses, às quartas-feiras, as aulas eram ministradas no IFF para os idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Segundo Michele Bastos, coordenadora de Assistência Social, as participantes acolheram com entusiasmo as oficinas. “A dedicação de todos os envolvidos, aliada à atmosfera acolhedora do IFF, contribuiu para o sucesso do projeto. Essa ocasião representa o compromisso da secretaria em proporcionar oportunidades de aprendizado e inclusão às idosas, promovendo, assim, uma sociedade mais conectada e igualitária”, finalizou.
Uma das integrantes do projeto, Maria José Peçanha do Nascimento comentou sobre a experiência transformadora do Inclusão Digital. “Antes, só usava o celular para fazer ligações, mas com as oficinas aprendi a explorar o mundo digital: Instagram, Facebook e muito mais. Minha filha, que sempre quis me ajudar, estava ocupada, e agora, finalmente, consegui fazer por mim mesma. Agradeço por essa oportunidade incrível de aprendizado e independência digital”, disse.