Dispensar uma atenção especial à alimentação, em época de calor excessivo, é o alerta que a gastropediatra Juliana Corrêa Campos Barreto faz à população. Segundo a médica, redobrar os cuidados em relação ao consumo de alguns alimentos ajuda a evitar problemas intestinais.
“Quando as temperaturas estão bem elevadas, pode ocorrer um aumento na proliferação de microrganismos em alimentos com refrigeração inadequada, que podem levar a casos de intoxicação, cujos principais sintomas são dor abdominal, vômito, diarreia e desidratação”, explicou Juliana, ressaltando que, em caso de piora da diarreia e vômitos repetidos deve-se buscar atendimento médico.
O recomendado, segundo ela, é ingerir bastante líquido, como água e sucos naturais, além do consumo de frutas, verduras e legumes, que são fontes de nutrientes e vitaminas.
“A digestão é facilitada quando ingerimos alimentos mais leves. Por isso, o ideal é evitar alimentos com alto teor calórico, como frituras, embutidos e molhos condimentados”, acrescentou a médica.
Outra dica é evitar a exposição excessiva ao sol devido à perda de líquidos. “Perdemos muito líquido e, muitas vezes, não repomos na quantidade necessária. Quando falamos na ingestão de líquidos, falamos em água e bebidas naturais, e não refrigerantes e outros produtos industrializados”, disse ela, ressaltando que as crianças e os idosos são os que correm o risco de desidratar com mais facilidade.