A Secretaria Municipal de Cultura de São João da Barra (Secult) promoveu uma culminância nesta última semana para a entrega de 176 certificados dos participantes e concluintes das oficinas culturais que aconteceram nos prédios históricos do município no segundo semestre. No ano de 2023 passaram pelas oficinas culturais mais de 400 sanjoanenses.
Sob a gestão da secretaria houve continuidade de projetos e criadas diversas outras oficinas que viabilizaram a inserção da população no meio artístico. Entre as oportunidades nas artes plásticas e visuais estão as oficinas de desenho e também de pintura. No campo musical foram certificados em violão, teclado e as inovadoras oficinas de canto coletivo e jogos musicais. A gastronomia foi potencializada com a oficina saberes e sabores com o aprendizado de geleias.
Além disso, aconteceram oficinas de teatro infantil, infantojuvenil e adulto, assim como a cultura popular foi contemplada com a oficina de samba e, numa parceria com a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ocorreu a oficina de danças folclóricas. No segmento de economia criativa e artesanato foram certificados participantes de patch aplique, vagonite, macramê e costura criativa.
Para Gil Miranda, secretário de Cultura, esta ampliação das oficinas fomentou novas possibilidades e o fortalecimento das potencialidades artísticas e identitárias do município, seja para geração de renda ou para descobertas de novos talentos. “Com o processo de descentralização e a criação de novos espaços culturais nos distritos teremos muito mais oportunidades para a população estar inserida às ações culturais”, comemora, acrescentando que, em breve, serão anunciadas as oficinas culturais de verão.