No decorrer do ano passado, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) foi responsável pelo atendimento de milhares de doadores, contudo, enfrentou desafios para alcançar a meta de doações. Com um total de 18.015 doadores registrados, sendo 9.954 aptos e 4.969 não aptos no hemocentro, somados aos 2.055 aptos e 1.037 não aptos da unidade móvel, o número ficou abaixo do necessário.
A assistente social do setor, Maria Gonçalves, ressaltou a importância da conscientização e a necessidade contínua de doações. “O Hemocentro necessita de uma média de 70 doações por dia, e, em 2023, a quantidade de candidatos a doação ficou aquém do necessário. Precisávamos de cerca de 25.500 doadores, mas tivemos apenas 18 mil e algumas doações. É crucial que as pessoas se sensibilizem e venham doar sangue, sem esperar pelo esgotamento dos estoques. A doação é vital para muitos pacientes internados na nossa região que aguardam por esse gesto solidário”, comentou.
Maria ainda destacou a urgência da doação de sangue como um ato voluntário, independentemente da necessidade imediata, visando suprir a demanda contínua e garantir o suporte necessário para pacientes em hospitais da região.
O HRC funciona anexa ao Hospital Ferreira Machado (HFM), na Rua Rocha Leão, no bairro Caju, com entrada pelo estacionamento da unidade. As doações podem ser realizadas das 7h às 18h, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
Requisitos para doar – A pessoa deve seguir algumas recomendações, como evitar alimentos gordurosos, como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde.
O doador também precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenha doado antes dos 60 anos) e pesar mais de 50 quilos. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.