Para celebrar São Sebastião, padroeiro de Barra do Itabapoana, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoverá uma programação diversificada na localidade. Os festejos religiosos começaram no último dia 11 e prosseguem até sábado (20), dia dedicado ao santo.
No dia 20, a programação começa às 10h, com missa solene, presidida pelo vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz. Já às 15h, a imagem do padroeiro participará de procissão fluvial no rio Itabapoana. Também a partir das 15h, será promovida na praça da igreja mais uma etapa do Verão Kids, com entretenimento e recreação para o público infantil.
À noite, às 18h30, o pároco da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, padre Alexandro Matos, e o vigário, padre Renan Valentim celebram a última missa do dia. Em seguida, os fiéis participarão de procissão pelas ruas da localidade. A programação será concluída com show do padre Anderson Gomes.
A parte social da festa começa às 23h30 com show do cantor de piseiro e forró, Igor Saliência. No domingo (21), os shows continuam às 15h na Beira Rio, com a cantora Ana Paula Ribeiro e, em seguida, o grupo de pagode Só Marrento.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que a festa de São Sebastião é uma das manifestações religiosas mais tradicionais do município, recebendo apoio constante do poder público.
— Gostaria de convidar moradores e visitantes para participarem conosco deste ato de fé, que celebra o padroeiro da nossa querida Barra do Itabapoana e também do nosso Estado do Rio de Janeiro — disse a prefeita.
São Sebastião — O padre Renan Valentim considera que “celebrar São Sebastião é celebrar nossas raízes de fé”. Segundo ele, “o testemunho do mártir contribuiu para formar religiosa e culturalmente a localidade”.
— Além disso, a intercessão de São Sebastião também é invocada contra fome, guerras e pestes, algo tão presente, infelizmente, no contexto do Brasil e do mundo. Desta forma, o novenário e festa são oportunidades para renovarmos nossos pedidos — pontuou.
As missas do novenário ocorrem sempre às 19h30, e prosseguem até a próxima sexta-feira (19), quando a celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco.