A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, intensifica os trabalhos de recuperação das ruas pavimentadas em paralelepípedos por meio do programa Buraco Zero. São realizadas duas ações de forma simultânea nas vias: reparos nos pontos onde o tráfego de veículos pesados provoca o desalinhamento dos blocos de paralelepípedos e em trechos com afundamento das pistas asfaltadas devido a vazamentos nas galerias da rede de drenagem de águas pluviais e de esgotamento sanitário.
O trabalho consiste, como primeira ação, no reparo da galeria onde ocorre o vazamento ou a fuga de aterro provocada por chuvas intensas. Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro explica que, para dar celeridade e otimizar as ações, foi criado um grupo de trabalho numa das redes sociais para facilitar a comunicação entre equipes dos Departamentos Operacional da Obras e da concessionária Águas do Paraíba. O trabalho está sendo realizado em diversos pontos da cidade, como na Rua João Manoel de Faria, no bairro Jóquei Clube, onde o trabalho foi iniciado semana passada.
“O Programa Buraco Zero não vale apenas para as ruas pavimentadas apenas com asfalto, vale também para as ruas pavimentadas com paralelepípedos e blocos ecológicos intertravados. Neste período de chuvas intensas é comum o surgimento de fojos (afundamentos) por fuga de material na base das ruas ou pela pressão das águas nas manilhas. O volume maior de água nas galerias pressiona a parede das manilhas, que podem trincar e gerar vazamentos que carregam materiais, surgindo os afundamentos. Providenciados os reparos com substituição de manilhas, refazemos o aterro com compactação e então concluímos com o reposicionamento dos paralelepípedos, melhorando a mobilidade nos bairros”, explica Fábio Ribeiro.