Com os trabalhos praticamente concluídos no barracão e no ateliê, restando pequenos ajustes nas peças alegóricas, a escola de samba Chinês, em São João da Barra, está na contagem regressiva para entrar na Avenida do Samba no domingo, 11, com o tradicional retorno na terça-feira. Os preparativos iniciaram em setembro com o desmonte dos carros e foram intensificados por uma equipe de 30 pessoas das mais variadas profissões, a partir de novembro, com a montagem e confecção das alegorias, fantasias e adereços.
A agremiação carnavalesca, a segunda a desfilar no domingo, às 23h, traz o enredo “A Fabulosa Fábrica da Brincadeira”.
– Vamos mostrar e recordar as brincadeiras infantis antigas esquecidas e substituídas ao longo do tempo pelas brincadeiras tecnológicas, com a utilização de aparelhos eletrônicos. Com o avanço tecnológico as crianças perderam o encanto pelas brincadeiras que antigamente proporcionavam muita alegria – adiantou o presidente do Chinês, Daniel Santos.
Com cerca de 500 componentes, Chinês, que completa este ano 91 anos de existência, promete fazer um desfile divertido e empolgante, contagiando o público com a sua alegria, garra e o brilho e o colorido das luxuosas fantasias e dos carros alegóricos. A elaboração do samba ficou a cargo dos compositores Wladimir Correia, Victor Alves e André Diniz, mas são os intérpretes Dito de Quinzote, Renato, Marcos, Regina, Carlos Eduardo, Maicon que se incumbiram de agitar os foliões.
Abrilhantando ainda mais o desfile, estará o casal de mestre-sala e da porta-bandeira Chrisson Monteiro e Ana Caroline Lopes, a rainha da escola, Thaynah Machado, a rainha mirim, Ana Júlia Rocha, a madrinha da bateria, Kelryn Ramos, a madrinha mirim, Mallu Rocha, além de 10 passistas, duas alas coreografadas com aproximadamente 15 componentes cada uma e a bateria com 80 ritmistas.
Entre os atrativos do Chinês estão o carro abre-alas intitulado “A Fabulosa Fábrica”, o segundo carro, “Um Baú de Memórias”, e o carro-chefe “Brincar, Voltar a ser Criança”, o tripé “Doce Brincadeira – Ursinho Puff”, o tripé “Nave Tecnológica da diversão”, as alas da Velha Guarda, de Camisa e a Infantil e juvenil “Da Arte à Brincadeira”.
Confira o samba enredo do Chinês:
O SOBERANO LEÃO, GUERREIRO
DONO DESSE TABULEIRO
ONDE O SAMBA TEM PODER
A ESCOLA DA PAIXÃO, MAIOR DE SÃO JOÃO
SE ESCONDE-ESCONDE NÃO, VEM VER
EM UM BAÚ EMPOEIRADO PELO TEMPO
FUI DEIXANDO MINHA ESSÊNCIA
SENTIMENTOS E MEMÓRIAS
ESTÁ TRANCADO NO CANTINHO DO MEU PEITO
SABE TUDO A MEU RESPEITO
GUARDA TODA A MINHA HISTÓRIA
A GENTE CRESCE, SE VAI A DOÇURA
DESBOTAM PINTURAS
E O MUNDO PERDE A COR
HOJE O CHINÊS
ABRE AS PORTAS DA SAUDADE
VAI BUSCAR MINHA VERDADE
E ME LEMBRAR QUEM SOU
O OPERÁRIO DA FÁBRICA DE VIDA
DA AVENIDA ONDE O POVO SOLTA A VOZ
VOU GALOPANDO NO ALAZÃO FEITO EM MADEIRA
DEFENDENDO A BANDEIRA
UM SUPER-HERÓI
O OLHAR MAREJA, OS COLEGAS DA ESCOLA
JOGANDO BOLA OU SUBINDO A CONSTRUÇÃO
PEÇA POR PEÇA
E O JOGO RECOMEÇA
BAMBOLÊS E AS BONECAS
TUDO ERA DIVERSÃO
SE VÃO EMOÇÕES
AS DAMAS E REIS
DA INFÂNCIA SINGELA AOS PERIGOS DA TELA
SEM REGRAS E LEIS
VAI MEU CHINÊS
ESSE ANO ESTÁ COMBINADO
TODOS JUNTOS OUTRA VEZ
NÃO VAMOS BRINCAR SEPARADOS
É BEM MELHOR
UM SORRISO INOCENTE,
E A EUFORIA DE BRINDAR NA QUARTA-FEIRA
OUVINDO GARGALHADAS DO ORIENTE