Em janeiro de 2021, o município de Campos tinha 28.252 Microempreendedores Individuais (MEIs). No final de 2023, já eram 37.136, o que representa um aumento de 31% no número de MEIs em três anos. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedet) e representam resultado de uma política implantada na gestão do prefeito Wladimir Garotinho em apoiar o segmento. Interessados em se tornar MEI podem procurar a Sala do Empreendedor nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, ou o Espaço do Empreendedor no Farol de São Tomé, ao lado da rodoviária.
“As pessoas vêm procurando empreender, buscando novas alternativas para aumentar a renda familiar. Os negócios com características digitais têm sido grande vetor para a divulgação de negócios de diferentes setores. Apesar de termos bons números de trabalhadores com carteira assinada, as pessoas estão buscando o empreendedorismo para ampliar os ganhos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem dado todo suporte a essas pessoas, que estão transformando suas boas ideias em negócios”, informa o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust.
O Espaço do Empreendedor se modernizou e cresceu, oferecendo toda a orientação para que os MEIs desenvolvam seu negócio próprio, aumentando a renda e gerando empregos.
Em Campos, a Prefeitura e a secretaria de Desenvolvimento Econômico valorizam o crescimento do MEI, por isso, eles não precisam de alvará e nem de licenças de funcionamento, o que facilita sua jornada empreendedora.
Ao se tornarem MEI, esses empreendedores têm direito à aposentadoria por idade; a auxílio maternidade e auxílio doença. “É essencial estar em dia com os impostos para garantir esse benefício, que gera tranquilidade em caso de necessidade”, destaca Knust, lembrando que o MEI paga um imposto mensal à Receita Federal que varia de R$ 71,6 a R$ 76,6, dependendo da atividade desenvolvida.