Uma experiência rica em cultura e conhecimentos gerais. Essa foi a análise de professores e pedagogos quanto à participação de escolas municipais na Exposição Itinerante “Meu Lugar”. O evento teve início no dia 22 de fevereiro e continua acontecendo nesta semana. O projeto é realizado pelo Museu de Arte do Rio (MAR), com patrocínio da Enel Distribuição Rio e apoio da Prefeitura de Campos.
Nessa segunda-feira (26), a E. M. Maria Lúcia participou e, na próxima quinta-feira (29), vai ser a vez da E. M. Ferroviário Jacy Barbeto. No dia 23, a Escola Municipal Sagrada Família fez parte do projeto com alunos do 5° ano, turnos da manhã e tarde. Outras unidades serão contempladas na sequência.
Coordenadora pedagógica e integrante da gerência de Educação do Museu de Arte do Rio, Alice Beatriz Pedro da Silveira conta que foram feitas visitas nas escolas e os alunos também foram recebidos na Praça do Santíssimo Salvador, onde visitaram a exposição.
“Em ambas as visitas, planejamos atividades. Nossa mediação é baseada na troca de experiências e diálogo sobre assuntos diversos. Claro que tentamos seguir o assunto da exposição como pertencimento, acesso à moradia digna, memória, mas os alunos nos surpreendem demais! Então, para isso, desenvolvemos os dispositivos artísticos pedagógicos, que são nossas ferramentas para o diálogo. Desenvolvemos um Jogo da Memória com personalidades artísticas de Campos, para dialogar com a produção artística cultural da cidade. Trouxemos nomes mais recentes e também pessoas com mais tempo de carreira”, ressaltou Alice.
A coordenadora explica ainda que o projeto continua atendendo às escolas em ambas as modalidades até dia 8 de março. O encerramento está previsto para o dia 10. Alice pontuou, ainda, que a exposição é aberta todos os dias às 10h, já com as visitas na praça. No local, há uma dupla de educadoras e uma mediadora, que atende o público espontâneo.
Esse planejamento das visitas é realizado de forma que possamos fazer um bate-papo e também ativar alguma atividade com o dispositivo artístico pedagógico. As atividades desenvolvidas são: Relative, crônicas em caixa, jogo da memória, Remova, Plant Baixa Coletiva. Entre as turmas menores, 4º e 5º anos, o jogo da memória é um sucesso. Para os maiores, do 6º ao 9º ano, fizemos o Relative, que é um dominó, no qual colocamos as peças com pontos da Cidade de Campos e tentamos relacioná-los entre si ou entre memórias que os alunos têm”, contou Alice.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, pontuou sobre a importância do projeto e sua riqueza cultural junto aos alunos. “Arte, cultura e educação são indissociáveis na formação do cidadão! Por meio dessa brilhante parceria entre a Prefeitura, a Enel e o MAR, podemos ofertar aos nossos alunos da rede uma mostra desse porte! Além disso, a itinerância da mostra tornará os nossos estudantes ainda mais próximos da arte em suas próprias escolas, podendo contribuir para sua formação”, finalizou Suzana.