O prefeito Wladimir Garotinho recebeu nesta quarta-feira (28), em seu gabinete, o coordenador regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), Guilherme Reche, e o consultor Orlando Tomé, para uma conversa sobre o projeto do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), que é um dos finalistas ao XIII Prêmio Prefeito Empreendedor 2024. Além de Campos, os municípios de Teresópolis e Angra dos Reis concorrem ao prêmio, cujo vencedor será conhecido no dia 26 de março, em solenidade na sede do Sebrae, no Rio de Janeiro.
Também participaram do encontro o presidente do Fundecam, Orlando Portugal; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; e o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPS, Felipe Knust.
O prefeito disse que a expectativa para que Campos seja o município premiado é grande.
“Estaremos todos lá, torcendo por nossa cidade. Vamos torcer para que nossa cidade seja beneficiada com esse prêmio tão importante para a nossa gestão, mas também para todo cidadão campista”, declarou o prefeito.
O coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche, explicou que sua vinda a Campos teve como objetivo fazer uma auditoria técnica do projeto da prefeitura, no eixo simplificação e fomento ao empreendedorismo. “Estaos com muita expectativa. Os projetos inscritos são belíssimos, mas não tenho dúvidas de que o da Prefeitura de Campos, com todo o seu time, principalmente do Fundecam, tem promovido o desenvolvimento econômico local, injetando recursos para que os empresários possam prosperar”, falou o coordenador, acrescentando:
“Viemos atestar que todos os resultados conferidos, principalmente nas operações do Fundecam, estão fazendo a diferença, incrementando a economia, injetando recursos para que os potenciais empresários e os empresários locais tenham as melhores condições possíveis para comprar maquinário, investir no seu negócio ou ter recursos para abrir a sua empresa. E, com isso, a gente fomenta não apenas o surgimento de negócios com bastante sustentabilidade, mas gera empregabilidade”, disse Guilherme.
Já o presidente do Fundecam, Orlando Portugal, explicou que, se Campos for o vencedor na etapa estadual, concorrerá na categoria nacional. “O projeto que estamos concorrendo ao prêmio é de certificação e fomento ao empreendedorismo. Ele explicita tudo que foi feito no Fundecam nos anos de 2021, 2022, 2023, ou seja, na gestão do prefeito Wladimir Garotinho, atingindo números muito expressivos”.
Segundo Orlando, os consultores do Sebrae viram de perto todas as ações desenvolvidas pelo Fundecam e que constam no projeto inscrito. “Estamos mostrando tudo para eles, inclusive os números no nosso sistema que comprovam o que nós escrevemos. Daqui seguiremos para Farol de São Tomé, onde eles conhecerão a sala do empreendedor da praia campista”.
O Fundecam trabalha políticas públicas de fomento à economia do município, oferecendo créditos ao empreendedor. No final de 2023, o Fundo atingiu a meta estipulada para os primeiros três anos de gestão do prefeito Wladimir Garotinho e fechou com 1.003 contratos assinados e R$ 10.769.630,31 liberados, desde janeiro de 2021. Desse total, 56% dos empréstimos foram feitos para mulheres e 44% para homens. No ano passado, Campos ficou entre os 30 finalistas do Prêmio no tema Desburocratização.