Uma força-tarefa de limpeza de canais continua sendo realizada pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Nesta quinta-feira (29), uma long reach – escavadeira adquirida pela Prefeitura – atuou na desobstrução do Canal São Bento, junto à Ponte de Barra do Jacaré, no limite do município com São João da Barra. Os trabalhos ficaram concentrados na retirada da vegetação dos pilares da ponte, que iria sofrer danos se não houvesse uma ação efetiva do poder público municipal.
Trata-se do Plano de Ação para Limpeza de Canais Urbanos e Rurais de Campos, da Comissão Municipal de Recursos Hídricos, que tem por finalidade estabelecer uma integração multissetorial dos órgãos da administração pública envolvidos na gestão dos recursos hídricos.
“O prefeito Wladimir Garotinho criou a Comissão Municipal de Recursos Hídricos e estamos atuando em vários lugares ao mesmo tempo para minimizar os riscos de enchentes e melhorar o fluxo hídrico de água que sai do rio Paraíba do Sul para os canais, para atender os produtores rurais na época da seca. Estamos agindo em vários canais, totalizando 150 quilômetros, indo em pontos de estrangulamento de vegetação ou aterros que impedem o fluxo de águas e desobstruindo”, explicou o secretário Almy Júnior.
O secretário ressaltou que a Prefeitura tem atuado em parceria com a Associação Norte Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e com o Governo do Estado, por meio do Programa Limpa Rio. Na união com a Asflucan, há uma máquina long heach executando a limpeza do Canal do Barro Vermelho, na região de Retiro, que conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Defesa Civil. Já com a parceria do Governo do Estado, pelo Limpa Rio, há máquinas no Canais Campos-Macaé, de Tocos, do Parque Prazeres e no Rio da Prata, em Dores de Macabu.