Mulheres são maioria no programa de estágio “Primeira Chance” da Prefeitura

Campos dos Goytacazes

Uma maior participação feminina no mercado de trabalho, a luta contra a discriminação e a violência são pautas permanentes que ganham força com o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. Apesar dos desafios, muitas delas têm ocupado cargos relevantes e busca exercê-los com responsabilidade e competência. Na Prefeitura, por meio do programa de estágio “Primeira Chance”, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, as mulheres são maioria e estão por todos os lados.

O programa, que tem na coordenação também uma mulher, a psicóloga Jamile Cristine dos Santos, conta com 325 estagiários atuando em diversos setores municipais, 69% são mulheres, ou seja, 225 meninas e 100 rapazes.

Com 24 anos e cursando Administração, Sara Monteiro Pavuna teve sua primeira chance de estágio na Prefeitura, após ser aprovada no processo seletivo. “Essa é uma oportunidade ímpar para colocar em prática tudo o que eu estou aprendendo na faculdade. E ainda recebo para isso. É o meu primeiro estágio, mas fico na expectativa de, de repente, ser contratada”, disse ela que cumpre um estágio de duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Já Luiza Costa de Souza Sardinha, 21 anos, que vai concluir o curso de Direito este ano, se diz agradecida pela oportunidade de trabalhar.

“É um estágio, mas não encaro assim. De verdade, gosto muito do que faço e procuro fazer bem. Espero ser contratada, porque não tenho vontade de trocar isso aqui por nada”, contou Luiza.

Maria Eduarda Soares da Silva, 22 anos, também cursa Direito. Em janeiro deste ano, ela teve sua primeira chance de estágio na Prefeitura.

“É uma oportunidade única, principalmente porque a competição hoje é grande. Todos que desejam uma oportunidade como essa, recomendo que façam o processo seletivo”, afirmou.

A coordenadora do “Primeira Chance”, Jamile Cristine, explicou que, além do processo seletivo para a Procuradoria, destinado aos acadêmicos de Direito, o programa abrange outras carreiras como Administração, Psicologia, Serviço Social, Contabilidade, Engenharia da Produção e Arquitetura e Urbanismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *