Pescadoras da Cooperativa de Mulheres Nativas de Arraial do Cabo foram beneficiadas por um atendimento diferenciado proporcionado pela Prefeitura nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Profissionais de saúde realizaram 31 atendimentos na sede da Cooperativa, agendaram mais de 15 consultas e conduziram 16 avaliações bucais, proporcionando cuidados abrangentes.
Além disso, eles apresentaram uma prática especial: a auriculoterapia. Em entrevista, o enfermeiro Rafael Paz, Coordenador das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em Arraial do Cabo, destacou a importância e o papel da auriculoterapia na promoção do bem-estar. Ele compartilhou sobre a técnica que utiliza pontos na orelha para estimular o corpo, proporcionando equilíbrio e qualidade de vida. Além de tratar questões físicas, como dores na coluna e articulações, a auriculoterapia aborda aspectos emocionais, incluindo insônia, ansiedade e depressão.
A elaboração da placa de auriculoterapia envolve a disposição estratégica de sementes, cobertas por fitas da cor da pele. Rafael destaca que essas placas são personalizadas para tratar diferentes condições, seguindo a reflexoterapia chinesa como guia. Ele enfatiza que essa prática é integrativa e complementar, buscando enriquecer a abordagem à saúde, sem excluir outros tratamentos como medicamentos e psicoterapia.
O acesso gratuito a essas práticas inovadoras está disponível nos postos de saúde de Arraial do Cabo. O sucesso na implementação das PICS posiciona o município como referência estadual, com profissionais especializados disponíveis em toda a extensão, desde Sabiá até o Canaã. Interessados podem obter mais informações procurando suas unidades de saúde locais e explorando as opções de práticas integrativas e complementares em saúde oferecidas pelo SUS.
Vale ressaltar que três portarias do Ministério da Saúde orientam a inclusão de abordagens além da medicina convencional no Sistema Único de Saúde (SUS), como acupuntura, quiropraxia, reflexoterapia, terapia floral e homeopatia.