Empenhada em agilizar atendimentos e facilitar o acesso da população a exames de imagem, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia já atendeu 540 pacientes na 2ª edição do projeto “Saúde Móvel”. Até o momento, foram realizados 163 raios X, 256 ultrassonografias e 121 ecocardiogramas. A iniciativa segue até a sexta-feira (22/03), na Praça Agenor Santos, no Centro.
Além dos procedimentos de imagem, quem passou pela praça também teve acesso a serviços gratuitos de corte de cabelo, tranças, manicure, designer de sobrancelhas, terapia holística, auriculoterapia, terapia ocupacional, atividades físicas, técnicas de autoajuda, aferição de pressão arterial, medição de glicose e oficina de trabalhos manuais.
Na oportunidade, foram realizadas palestras voltadas à saúde da mulher, em alusão ao Março Lilás, Amarelo e Azul-Marinho, que visam conscientizar sobre os cuidados e prevenção contra o câncer do colo do útero, endometriose e os riscos do câncer colorretal.
A fisioterapeuta oncológica Márcia Brandão Fanelli conversou com os presentes sobre os sintomas, tratamento e prevenção do câncer do colo do útero, endométrio, retal e mama. “Eu faço trabalho voluntário no ‘Amigas da Mama’ e venho alertar sobre a prevenção de alguns tipos de câncer. Mudanças de hábitos podem contribuir muito para a redução de casos de câncer, como uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e o cuidado com a mente”, afirmou.
A podóloga Diana Freire Fraga falou sobre a prevenção e tratamento do pé diabético. “A especialidade da nossa clínica é o pé diabético, que apresenta nesse momento um alto índice de amputações, muitas vezes pela população não ter acesso a informações de cuidados básicos, principalmente a respeito da esterilização dos materiais utilizados por pedicures. As pessoas precisam ter a preocupação de fiscalizar a higienização correta de materiais cortantes quando forem cuidar de suas unhas, seja em casa ou estabelecimentos comerciais”, explicou Diana.
O Saúde Móvel tem como público-alvo as cidadãs aldeenses. São oferecidos 200 procedimentos por dia, a pacientes previamente agendados pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, com atendimentos das 8h às 17h.
Sobre o Projeto Saúde Móvel
Período: 18 a 22 de março
Local: Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz), no Centro
Horário: 8h às 17h
Público-alvo: Pacientes agendados pela Regulação Municipal
Exames: Ecocardiogramas, ultrassonografias e raio X