Na incessante busca por aprimorar a gestão de resíduos hospitalares, o Hospital Ferreira Machado (HFM) terá um novo abrigo, representando um marco significativo na abordagem sustentável desses materiais. Em obra, o abrigo foi projetado para atender às demandas específicas do setor de saúde, visando minimizar os impactos ambientais e de saúde pública. As melhorias no HFM são parte do compromisso assumido desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes.
Localizado próximo à hotelaria, setor responsável pela limpeza do hospital, o abrigo está com obras avançadas. Uma das características essenciais do espaço é a sua capacidade de realizar a separação dos diversos tipos de resíduos, incluindo os infectantes, comuns e os passíveis de reciclagem. Essa separação é crucial para garantir a segurança dos profissionais envolvidos na manipulação e para prevenir a contaminação cruzada, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
O superintendente de Gestão e Planejamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Nunes, realizou uma vistoria na obra, destacando a importância dessas melhorias para o hospital. “Estamos empenhados em adequar o Hospital Ferreira Machado às normativas de segurança do trabalho e às solicitações da promotoria do Ministério Público do Trabalho. Ao regularizar, buscamos oferecer não apenas um ambiente mais seguro, mas também mais confortável e em conformidade com as normas de trabalho e Vigilância Sanitária”, comentou Gilberto.
O presidente da FMS, Arthur Borges, reiterou o compromisso da instituição em fornecer não apenas assistência médica, mas também um ambiente seguro, salubre e confortável para pacientes, funcionários e acompanhantes. “O novo abrigo de resíduos no Hospital Ferreira Machado é um marco significativo em nossa jornada rumo a um ambiente hospitalar mais seguro, sustentável e confortável para todos os envolvidos”, afirmou.