A Prefeitura abre, nesta terça-feira (7), às 10h, o agendamento para a Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Farol de Tomé. O agendamento será por meio do link (AQUI) disponibilizado na página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social no Instagram (@social.camposrj). Por lá, o titular deverá escolher qual dia da semana ele será atendido, entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10).
É importante que o usuário fique atento às regras para que o agendamento seja feito de forma correta, evitando que o procedimento precise ser desfeito. O titular do CadÚnico da família referenciada deverá preencher todos os campos obrigatórios no formulário de forma precisa e completa. Caso o número de NIS esteja incorreto, o cadastro poderá ser invalidado. No dia marcado, deverão ser apresentados o comprovante de agendamento e documentos de todos os moradores da residência: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, além de certidão de nascimento e declaração escolar no caso de componentes familiares que sejam menores de idade. O CRAS do Farol fica localizado na Travessa Francisco Neto s/n, no Rádio Velho. O atendimento entre quarta e sexta-feira será das 8h às 17h.
O CRAS do Farol foi inaugurado em abril deste ano, sendo a 14ª unidade do município. O equipamento tem capacidade de atender cerca de 5 mil famílias moradoras na região de Mussurepe à praia campista. (Xexé, Vila dos Pescadores, Vila do Sol, Veiga, Viegas, Terminal Pesqueiro, Santo Amaro, Retiro, Rádio Velho, Quixaba, Pitangueira, Parque Náutico, Parque Mosteiro de São Bento, Mussurepe, Mulaco, Marrecas, Largo do Garcia, Lagamar, Farolzinho, Farol de São Tomé, Córrego Fundo, Criprião, Campo de Areia, Boa Vista, Baixa Grande e Babosa).
ATUALIZAÇÃO DO CADÚNICO
A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.