A primeira etapa das ações de revitalização do Centro Histórico de Campos, que tiveram início no último dia 24, segue em vários pontos do Boulevard Francisco de Paula Carneiro, com a recolocação das pedras portuguesas. Representantes das secretarias envolvidas e do comércio devem realizar uma visita técnica para definir os próximos passos da revitalização. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO) aprovam a iniciativa.
Desde o índio das ações, já foram realizadas a limpeza das canaletas, a reforma do busto de Assis Chateaubriand, local conhecido como o Largo da Imprensa e a reforma do Monumento ao Pelourinho, tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam). Vários vasos também estão sendo restaurados e pintados.
O trabalho envolve diversos órgãos públicos e é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo. “Trata-se de uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho. O objetivo é transformar a área central e deixá-la mais atrativa para o interesse turístico e, ao mesmo tempo, movimentar mais a atividade comercial do Centro”, relata a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro.
O presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, se diz satisfeito com a iniciativa. “Os lojistas estão satisfeitos com as ações, que já estão dando um novo aspecto ao Centro da cidade. Foi uma reivindicação que o prefeito Wladimir Garotinho prontamente nos atendeu. Esperamos que, com a conclusão dos serviços, possamos ter um centro mais limpo e organizado, no entanto, precisamos que as pessoas se conscientizem em manter o local limpo e não destruam o patrimônio que é de todos”.
Para o presidente do SINDIVAREJO, Maurício Cabral, o processo inicial de manutenção e preparação se faz necessário. “Acredito imensamente que esse será um dos grandes legados, dentre outros, do governo Wladimir Garotinho, pois é uma demanda que, uma vez efetivada, trará a chancela e o reconhecimento para toda a população e sociedade civil organizada de uma gestão que concretiza seus projetos”, disse Cabral.
Além do Turismo, a força-tarefa é formada pelas secretarias de Obras e Infraestrutura, de Comunicação Social, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, de Serviços Públicos, Departamento de Posturas, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Ordem Pública e Guarda Civil Municipal.