Quem passar pelo Calçadão Dirceu da Graça Raposo, no Centro de São João da Barra, entre 9h e 11h, nesta quinta-feira, 23, será conscientizado sobre a importância do teste do pezinho, que faz parte da triagem neonatal. A ação feita pela Secretaria Municipal de Saúde já é em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado no dia 6 de junho.
O teste do pezinho permite identificar doenças graves como: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e doença falciforme, que não apresentam sintomas no nascimento; não sendo diagnosticadas e tratadas, podem causar sérios danos à saúde. A orientação é que o procedimento seja feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê e nunca inferior a 48 horas ou superior a 30 dias do nascimento.
Com a ação desta quinta, a proposta é conscientizar principalmente gestantes e mães sobre a importância da realização do procedimento, que é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê.
Trata-se de um exame obrigatório, que o município disponibiliza, através da Unidade Básica de Saúde (UBS) Felix de Sá, às segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h, e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mato Escuro, às segundas-feiras, das 8h às 12h, sem necessidade de agendamento.