A Secretaria de Cultura de São João da Barra seguiu os trâmites para definição de seu Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) dos recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, cabendo ao município o valor de R$ 273.059,63.
Em discussão com o Conselho Municipal de Cultura ficou decidido que a municipalidade caminhará em duas frentes para investimento da verba. Por unanimidade, parte dos recursos será destinada a projetos que deverão ser realizados em áreas periféricas, como os distritos de Grussaí e Barcelos, enquanto o restante do montante fomentará a aquisição de bens e serviços para um de seus mais importantes patrimônios culturais, o Cine Teatro São João, melhorando a logística, acesso e equipamentos de audiovisual, visando instrumentalizar as ações dos agentes e fazedores da cultura.
Conforme regem os princípios da PNAB, o processo democrático e a veia participativa da sociedade civil com o poder público são premissas fundamentais para que os recursos sejam utilizados de forma impactante.
Para o secretário de Cultura, Gil Miranda, definir as metas e ações em discussões transparentes fortalecem a democracia e criam vínculos indissociáveis entre o poder público e a população, pois participam da trajetória em consonância de ideias.