A Prefeitura de São Pedro da Aldeia apresentou, na quarta-feira (29/05), o manual técnico do Programa “Calçada Ideal”. O documento é fruto de uma parceria com a Firjan/Senai, que tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana no município, por meio da padronização das calçadas e pinturas de faixas, entre outros. O encontrou aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Na oportunidade, o secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da implementação do programa na cidade. “Atualmente, no município, todos os projetos que executamos já seguem as normas do manual e a gente sempre se propõe, nos prédios públicos, a conceder a relação de todas as adaptações necessárias para a padronização das calçadas. Esses materiais que estão sendo apresentados aqui hoje são fundamentais, principalmente para aquelas pessoas que vão dar início à construção. Através dele, elas podem construir corretamente suas calçadas”, disse.
O representante da Firjan/Senai, Luiz Gustavo Tavares Guimarães, apresentou o manual técnico junto a um folder explicativo com instruções sobre as melhores práticas construtivas de calçadas, rampas, pavimentação e arborização. O especialista destacou, ainda, o avanço de São Pedro da Aldeia com o programa. “Nós estamos felizes por termos concluído o manual técnico e agora ele segue para a decisão do prefeito junto ao seu secretariado, para que eles possam definir se o nosso Manual Técnico de Calçadas vai ser um decreto ou lei. A nossa expectativa é de que a gente continue as próximas fases que ainda precisam desenvolver, estamos na 5ºfase, depois tem a 6º, que é a criação da lei ou do decreto; na 7º fase, esse material ficará disponível para a sociedade e a 8º e última que é a implementação do Calçada Ideal no município aldeense”, afirmou.
Representando a maçonaria aldeense, Amaury Silva de Carvalho participou do encontro e falou sobre a importância do evento. “Achei muito importante essa palestra, porque o município está em grande crescimento e não adianta crescer desordenadamente. Eu, como membro da maçonaria e da sociedade civil aldeense há muitos anos, acho que, assim como essa palestra, outras devem acontecer, educando os moradores de São Pedro da Aldeia a aderir à construção de calçadas acessíveis, garantindo a mobilidade urbana”, comentou.