Com recorde de aquisição, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou nesta quarta-feira (19) a entrega de 24 toneladas de alimentos, sendo a maior distribuição desde o início do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município, em novembro do ano passado.
De novembro de 2023 a junho de 2024, o município utilizou cerca 57% do valor destinado ao programa pelo Governo Federal, de R$ 1.298.372, em compras de verduras e legumes dos mais de 100 agricultores familiares cadastrados no PAA. A consolidação e a certeza do pagamento têm feito os produtores rurais procurarem a Secretaria de Agricultura a fim de viabilizar a participação no programa.
“Essa é uma política pública importantíssima, que alavanca o desenvolvimento da agricultura familiar. Muitos produtores têm nos procurado para poder participar. Temos, por meio da Casa do Produtor, feito a regularização fundiária e emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que é o documento que dá acesso aos agricultores e empreendedores familiares rurais às políticas públicas direcionadas ao segmento, confirmando a seriedade com que trabalhamos o programa”, diz o secretário de Agricultura, Almy Junior.
Além das 11 entidades beneficentes do município que assistem cerca de 1.500 pessoas, a Secretaria de Agricultura entregou cesta verde para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e três Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), beneficiando cerca de 2 mil famílias.
Entre os alimentos distribuídos, que promovem maior qualidade nutricional do indivíduo, estão couve-flor, acelga, alface, couve, alho poró, laranja ponkan, mamão, goiaba, maracujá, aipim, abóbora, tomate, pepino e rabanete. No mês de julho, estão previstas três entregas, nos dias 3, 17 e 31.