SJB participa do V Workshop do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas

SJB

São João da Barra participou na quarta-feira, 19, do V Workshop do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas, realizado na Cidade Universitária, em Macaé. Durante o evento aconteceu oficina apresentando a atual situação do Geoparque e a expectativa da Missão Unesco (avaliação para se transformar em Geoparque mundial), além de ser trabalhado o plano de gestão e o planejamento estratégico com as câmaras setoriais. São 16 municípios integrando o Geoparque, que compreende um trecho de cerca 11 mil km² entre os municípios de Maricá e São Francisco de Itabapoana, com atrativos naturais e históricos.

Representaram São João da Barra os integrantes das câmaras setoriais do Geoparque que representam o município: André Pinto (Educação e Cultura); Marcelo Paixão (Geoconservação), Gabriela Hintz (Comunicação e Turismo) e a coordenadora da Casa do Artesão Sanjoanense, Vania Pantoja.

A Casa do Artesão Sanjoanense já recebeu o selo de divulgação do Geoparque, uma certificação relevante que agrega valor ao trabalho dos artesãos. “Levamos para o encontro o carapito, uma iguaria típica de São João da Barra que é comercializada na Casa do Artesão e tem se destacado no Geoparque valorizando ainda mais este território”, contou André Pinto.

O evento contou com a participação da assessora científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que integra o Conselho Gestor do Geoparque, Kátia Leite Mansur, e do professor e vice-diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Alberto Lidizio Soares, que falou da importância em discutir e estruturar o planejamento estratégico do Geoparque, que será enviado à Unesco.

“Um ponto importante e de preocupação dos municípios é a sustentabilidade e o turismo regenerativo. Não basta ser sustentável, é preciso mudar rapidamente a forma de pensar, pois estamos vendo eventos climáticos devastando regiões e no Geoparque estamos alertando e trabalhando para que tenhamos um território recuperado das perdas passadas, que possa ter um turismo de qualidade para todos”, pontuou.

O evento teve a coautoria e o apoio do conselhos de turismo da Costa do Sol e da Costa Doce, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e das prefeituras dos 16 municípios que integram o geoparque. O patrocínio é da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da UFRJ (Pró-Reitoria de Extensão).

Em novembro de 2023, o Conselho Gestor submeteu um dossiê à Unesco para tornar o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas em Geoparque Mundial. Em março de 2024, com a aprovação do material enviado, o sítio foi considerado Geoparque Aspirante Unesco, portanto, apto para receber a missão oficial de avaliação, que acontece em julho e vai passar por São João da Barra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *