Os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência (Comud-PCD) tomaram posse, em Cabo Frio, para o biênio 2023-2025. A solenidade foi realizada no auditório da OAB, na quarta (26). Ao todo, são 44 representantes, sendo 11 titulares do poder público e de organizações sociais civis, bem como os respectivos suplentes em ambas categorias.
Além da cerimônia de posse foi realizada também a sessão ordinária do Conselho, que foi comandada pelo presidente do órgão, Anderson Macleyves. Também participaram da ação a subsecretária de Assistência Social, Janaína Ribeiro, a secretária executiva do Comud, Nilzete Oliveira; a assistente administrativa Edna Sebastiana e populares.
De acordo com o presidente do órgão, os conselheiros já estavam em exercício, uma vez que os nomes e instituições já haviam sido aprovados em assembleia. Durante a sessão, também foram destacadas as ações da nova gestão.
“A pessoa com deficiência precisa muito mais do que discussões e reuniões temáticas. Precisa que as teorias saiam do papel e vão ao encontro das comunidades, a cada canto da cidade, buscar os mais necessitados também. O PCD precisa de assistência social, saúde, educação inclusiva e, acima de tudo, de um norte. Este mesmo norte é extensivo às mães atípicas sem orientação. Da mesma forma, as organizações sociais podem e devem ser um braço do poder público no sentido de estender as ações e direitos a estas pessoas”, explicou Macleyves.